Archives Fevereiro 2024

PREFEITURA DE IGUATAMA DÁ INÍCIO AO PROGRAMA “O IMÓVEL É MEU”

Projeto de regularização de imóveis será realizado pela primeira vez no município;
Reafirmando o compromisso de regularização de moradias, a Prefeitura de Iguatama realizou na noite de ontem (17), uma reunião para falar com a população sobre a regularização fundiária – REURB. Está ação é um compromisso assumido pela atual gestão, com o intuito de dar mais dignidade, conforto e segurança para a população iguatamense.
O evento foi marcado pela apresentação do projeto de Regularização Fundiária Urbana – Reurb, por meio da empresa G.I. GEOTECNOLOGIA INTELIGENTE , com o objetivo de garantir a regularização das propriedades.
O prefeito Lucas Lopes Vieira ressaltou que um dos grandes problemas que foram encontrados no início da sua gestão foi a grande quantidade de imóveis que foram doados, mas que não foi passado a matricula, e falou sobre a importância de ter a documentação legalizada.“São muitas as vantagens em ter o imóvel regularizado, como passar a ter um documento de verdade; fornecimento de luz, água e outros serviços; garantir que seus filhos terão seus direitos respeitados no futuro; ter acesso a programas de financiamento junto aos bancos; poder usar o imóvel como garantia real e valorização de até 100% do seu imóvel”, afirmou o prefeito.
Compareceram à reunião o vice-prefeito João Batista da Costa, os vereadores Adriedson Geraldo Marques (Dudu do Dr Célio) e Carlos Alberto Pinto (Betinho do Pombal).
O projeto já foi iniciado com o mapeamento total do município, no qual abrange toda a área urbana e sua expansão. A área urbana será demarcada e a documentação individual dos imóveis dentro da área urbana, serão analisadas para regularização legal.
Após a demanda acima ser feita, os responsáveis pelo REURB entrarão em contato com os moradores para fazerem o cadastro e análise da situação documental dos seus respectivos imóveis.
Os bairros a serem contemplados de início serão os bairros Bela Vista e Cidade Nova, e ao decorrer do projeto será informado em quais outros bairros serão feitos a regularização.

 

lançamento de mais uma etapa do Programa de Regularização Fundiária Minha Casa Agora é Legal em Itaberaí-Go

Na noite do último dia 16, foi realizada aos moradores do Fernanda Park I e Conjunto Habitacional Primavera, na casa da Joana da Feira, o lançamento de mais uma etapa do Programa de Regularização Fundiária Minha Casa Agora é Legal: o sonho da escritura sendo realizado.

Todos os interessados presentes, foram esclarecidos a respeito de como procederá cada etapa da regularização, quais documentos necessários para participarem do Programa e tiveram suas dúvidas sanadas.

Na ocasião estavam presentes, Secretários e Servidores Municipais; Representantes da Câmara; Robson, representando a Empresa Geotecnologia Inteligente, que irá gerir as medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais necessárias no processo e moradores dos bairros a serem contemplados.

Estamos trabalhando para dar a nossa população a tão sonhada escritura. Dessa forma, levaremos ao nosso povo dignidade e a garantia de propriedade de seus imóveis com legalidade jurídica.

Programa Minha Casa Legal chega ao distrito de Santa Fé

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Finanças e Planejamento, informa que a partir da sexta, 1º de dezembro, o Programa Minha Casa Legal chega no distrito de Santa Fé. Os entrevistadores estarão visitando as residências no horário das 8h às 17h, e terá um ponto de apoio na Escola Paulo Limaverde, das 14h às 20h.

Em Santa Fé, serão visitados 222 imóveis. Em seguida, serão visitados os distritos de Monte Alverne e a Vila Padre Cícero. No total, serão contempladas aproximadamente 5.000 unidades imobiliárias no município.

O Minha Casa Legal é o maior programa de Regularização Fundiária do interior cearense, que tem como objetivo efetivar o direito à moradia, consagrando aos habitantes da nossa cidade uma melhor qualidade de vida e, por conseguinte, contribuir para a construção de uma cidade mais justa e igualitária.

Além dos referidos distritos, o projeto abrange as seguintes localidades: Comunidade do Gesso, Socicol, Vila Gregório, Vila Periquito, Baixada Fluminense, Cacimbas, Pau em Pé, Carrapato, Zacarias Gonçalves (próximo ao antigo Matadouro), Novo Lameiro (trecho da Hermes Paraíba) e Sítio Rosto.

Prefeitura do Crato inicia capacitação para implantar o GeoCrato

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Finanças e Planejamento, iniciou nesta quinta-feira, 1°, as capacitações sobre o Sistema GeoCrato, sendo este um sistema modular de Cadastro Técnico Multifinalitário, dotado de estrutura que integra, em uma única base de dados, informações espaciais provenientes de dados cartográficos, dados de censo e cadastro urbano e rural, imagens de satélite, redes e modelos numéricos de terreno (Estrutura SIG).

O Sistema GeoCrato é um sistema adquirido por meio de recursos de operação de crédito via PMAT-BNDES (Programa de Modernização da Administração Tributária).

Nesta primeira etapa, as referidas capacitações, ministradas por Jean Santana e Marcos Pereira, ambos da empresa G.I Tecnologia, são direcionadas aos servidores das secretarias de Meio Ambiente e Controle Urbano; Infraestrutura; Finanças e Planejamento; Demutran; e SAAEC. Elas contemplarão as áreas de fiscalização, engenharia de trânsito, obras públicas, iluminação pública, e otimização do fornecimento de água.

Ele representa um grande marco para a gestão pública do Crato, pois permitirá aos gestores, a partir de um maior conhecimento geoespacial do município, definir políticas públicas mais eficientes, bem como planejar fiscalizações com economia de recursos financeiros. Com o novo sistema, as ações serão realizadas agora de forma remota, e em uma base de dados precisa e atualizada.

O Crato será o primeiro município do interior do estado a ter sistema próprio de georreferenciamento estruturado e operacional. As capacitações seguem até o próximo dia 07 de fevereiro, e acontecem no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).