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Prefeitura de Iguatama inicia processo de Regularização Fundiária

A Prefeitura Municipal de Iguatama – Mg deu o pontapé inicial para o início dos trabalhos de regularização fundiária no município. Em reunião com a equipe da G.i Geotecnologia o Prefeito Lucas Vieira definiu os últimos detalhes para o início dos trabalhos.
A regularização é um instrumento social e econômico que permite a valorização dos imóveis, com benefícios para todos os envolvidos. Para os proprietários, aumenta o acesso a crédito bancário e estimula o desenvolvimento da região – com mais investimentos públicos na área regularizada. Para os municípios, há o crescimento do mercado imobiliário e comercial, além de um incremento na arrecadação tributária.

Acima de tudo, promover a Reurb é uma oportunidade para assegurar moradia digna às pessoas.

G.i Participa do Plano Diretor de Tupaciguara

A cada 10 anos, os poderes públicos, juntamente com a sociedade civil organizada se reúnem para a revisão do Plano Diretor de Tupaciguara, que traça as diretrizes e estratégias para o desenvolvimento e melhor uso e ocupação do território municipal e criações de políticas públicas que buscam conciliar desenvolvimento social e econômico com sustentabilidade ambiental, visando sempre a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Para isso a Prefeitura Municipal convi

da a todos para o Workshop “Plano Diretor Tupaciguara 2023”, que acontecerá no auditório da Prefeitura Municipal, no dia 16/05, a partir das 8:30h.

Regulariza Monte Alegre: o maior projeto de regularização de imóveis da história da cidade

Na última segunda, 24, a Câmara Municipal de Monte Alegre de Minas ficou lotada com a presença do povo e autoridades para a reunião com a finalidade de regularização dos imóveis (lotes e casas), que não têm registro e nem escritura.
O prefeito Dr. Último Bitencourt de Freitas, discorreu sobre o assunto dizendo: “que esse é realmente um importante e histórico momento para a cidade de Monte Alegre, pois através de lei/resolução criada em torno de 5 anos, a qual dá oportunidade às pessoas que não têm a escritura de seu imóvel; poderão regularizá-lo, oficializando assim, sua propriedade. Haja vista que Monte Alegre tem mais de 2 mil imóveis que não têm escritura. Destaque para os bairros populosos como o Flamenguinho, com mais de 400 imóveis irregulares e também o distrito dos Garcia, na zona rural. Todos terão o acompanhamento de uma especializada empresa, que em um período de 6 a 7 meses os trabalhos estarão concluídos.”

Prefeitura Municipal de Valparaíso realiza mapeamento fotográfico frontal


A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio de sua Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, está realizando o trabalho de Mapeamento Fotográfico Frontal Georeferenciado em vias transitáveis, contemplando todo o perímetro urbano do município. O trabalho está sendo feito em parceria com a empresa G.i Geotecnologia, Sistemas e Aerolevantamentos LTDA, do dia 18 a 30 de abril.

O mapeamento de forma aérea já foi realizado em Valparaíso, agora está sendo feito a parte dianteira por um veículo automotor, um JEEP RENEGADE (cor cinza). A meta do mapeamento é a coleta de dados para implantação de sistema de informações geográficas, por meio de atualização de dados cartográficos.

Para que a equipe de Georeferenciado tenha acesso aos condomínios fechados, a Secretaria de Finanças e Planejamento conta com a cooperação de Síndicos ou Responsáveis que tenham controle de acesso das áreas residenciais, comunicando a presença do veículo aos moradores e da importância da atividade. A ação é essencial para assegurar qualidade de vida e um futuro muito mais promissor ao município.

Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso de Goiás

Prefeitura entrega unidade móvel de mapeamento terrestre

O prefeito Doutor Daniel Santos e o secretário de Gestão Fazendária, Ducival Júnior, apresentaram na Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (Segef), o carro que irá realizar o mapeamento de todo o território de Ananindeua, algo semelhante ao que é praticado com Google Street View. O projeto, idealizado desde o ano passado, já está sendo executado e os primeiros registros de imagens da cidade começaram a ser feitos pelo bairro Centro. Na prática, esse mapeamento funciona por meio de um veículo é equipado com uma super câmera, com alcance de 360º, que, durante o trajeto, realizam inúmeras fotografias de ruas e avenidas, e pertencente à empresa Geotecnologia Inteligente, contratada para a execução dos serviços.

 

“Estamos trabalhando para fazer toda a planta genérica do município de Ananindeua. Começamos realizando todo levantamento aéreo, por meio de uma filmagem por avião de toda cidade e, agora o carro de mapeamento estará percorrendo as ruas de Ananindeua podendo tirar fotos de imóveis para que, ao final disso, a gente tenha a planta de toda cidade”, disse o prefeito.

Para o secretário de Gestão Fazendária, Ducival Júnior, “o mapeamento móvel terrestre hoje iniciado é uma etapa complementar para finalização do georreferenciamento e da planta da cidade, instrumentos indispensáveis para o melhor planejamento das políticas publicas municipais”.

Nessa primeira etapa de mapeamento móvel, a previsão é de que os trabalhos durem em torno de dois meses, mas o prazo pode ser estendido levando em consideração que os equipamentos não funcionam em dias de chuva.

Convale implementa programa para regularizar 5 mil imóveis

Representantes dos municípios consorciados durante reunião que tratou da questão da regularização fundiária (Foto/Divulgação)
Municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (Convale) vão implementar o

Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional. A meta é concluir o processo de regularização de cinco mil imóveis nos próximos 12 meses.

A Regularização Fundiária Urbana (Reurb) está prevista em lei, que define práticas para regularização fundiária, sendo novo marco regulatório. Segundo dados do IBGE, dentre os 60 milhões de domicílios urbanos no país, entre residências e comércio, 50% não estão regularizados.
Os consorciados da Convale se reuniram para tratar do Projeto de Regularização Fundiária.

A diretora Executiva do Convale, Vanessa Silva Faria, destacou que a iniciativa marcou importante passo para dar prosseguimento ao referido programa na área abrangida pelo consórcio.
“O Convale fez o processo licitatório para executar as ações, vencido pela Gi (Geoprocessamento e Recadastramento Imobiliário), e já homologado. Agora, portanto, iniciamos os procedimentos, através de apresentação por representantes da empresa, ou seja, de como os serviços serão realizados”, expôs.
O programa é integrante do Casa Verde e Amarela. Apresenta normas de ordem jurídica, urbanísticas, ambientais e sociais para retirar da informalidade os imóveis e legitimar sua transferência para o ordenamento territorial urbano. A normativa federal substituiu e criou novos mecanismos desburocratizantes, fazendo dela um novo marco regulatório. Surgiu so

b uma esteira de leis anteriores que pretendiam dar ordem à questão da ocupação de espaço no Brasil, devido à grave situação da área.

Este foi um dos principais pontos expostos pela advogada Juliane Resende, após reunião com consorciados
Por convocação do presidente do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande) e prefeito de Campo Florido, Renato Soares Freitas – Renatinho, gestores de municípios consorciados participaram, na sede do órgão em Uberaba, de reunião para tratar do Projeto de Regularização Fundiária.
O diretor Comercial da Gi, Robson Vaz, disse que o primeiro processo licitatório contempla cinco mil unidades a serem regularizadas. A expectativa é concluir o levantamento em até 12 meses. “No estudo que elaboramos, no entanto, o número é bem acima e pode chegar até a 10 mil imóveis. Para essa complementação, uma nova licitação terá de ser realizada”, disse, ao informar que pode ser aditivada até 30% (1.500 imóveis) da quantidade inicial fixada no documento homologado.

Seminário debate a revisão do Plano Diretor Municipal do Crato para os próximos 20 anos

 

Nesta quarta-feira, 27, será realizado um Seminário de apresentação do Plano Diretor Municipal (PDM) e Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS) do município do Crato. Na oportunidade, será apresentada a metodologia aplicada pela empresa Gi-Geoprocessamento, sendo a primeira fase de elaboração do PDM/LPUOS. O evento será realizado no auditório da Prefeitura Municipal do Crato, a partir das 08h.

De acordo com o Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, George Borges, o objetivo da reunião é apresentar aos convidados do poder público e sociedade civil como será o processo de revisão do Plano Diretor Municipal do Crato, que organiza o desenvolvimento urbano, econômico e social do município para os próximos 20 anos.

“Nós iremos fazer uma apresentação de como será o prosseguimento metodológico da atualização e revisão do Plano Diretor do Crato, visando construir um município socialmente justo, economicamente próspero e ambientalmente sustentável”, afirma o Secretário.

Censo Rural já pesquisou 1.373 propriedades em Uberaba

A Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e a Secretaria do Agronegócio (Sagri) receberam nesta quarta-feira (13), a segunda medição do Censo Rural que vem sendo realizado no Município pela GI Tecnologia. Foram pesquisadas mais 700 propriedades, totalizando 1.373 unidades recenseadas até agora.

Esta segunda contagem da pesquisa é referente ao mês de março completo, exceto domingos e o feriado do aniversário da cidade. No período, foram 700 propriedades rurais pesquisadas e o registro de 75 áreas sem acesso, ou seja, onde os proprietários não foram encontrados. Somados estes 700 com mais as 673 pesquisas efetuadas na primeira medição, perfaz-se um total de 1.373 propriedades rurais já catalogadas em cerca de dois meses. O que implica num percentual de 45% do total a ser pesquisado em Uberaba, que é de 3 mil propriedades rurais.

De acordo com os dados coletados pelos seis recenseadores da GI Tecnologia, a predominância de informações é para as áreas de grãos, cana de açúcar e pastagens. Nesta segunda medição foram catalogadas e fotografadas mais 16 pontes, com o número chegando a 62 até o momento e mais 37 mata-burros, perfazendo um total de 100 equipamentos nas duas medições.

Para o secretário do Agronegócio, José Geraldo Celani, os números demonstram que o censo tem avançado de maneira satisfatória no Município, o que aponta que ele foi bem recebido pela comunidade rural. “Em breve, ele vai nos proporcionar uma visão geral e atualizada do campo, como a estrutura existente e as atividades exercidas pelas propriedades rurais, dentre outras informações”, ressaltou. Celani acrescentou que estes dados serão fundamentais para nortear novas políticas públicas para o segmento do agro em Uberaba.

Para o diretor executivo da Codiub, Marlos Soares, os indicadores são excelentes, bem melhores que de outros municípios da região. “Se continuarmos assim, vamos conseguir finalizar o projeto antes do prazo estimado que é de seis meses”, frisou o diretor que atribuiu tal fato à boa comunicação alcançada, proporcionando porteiras abertas.

Coordenador da GI Tecnologia, Felix Tavares entende que os números também têm muito a ver com o dinamismo da sua equipe, que demonstra estar bem treinada para o serviço. Ele voltou a pedir aos proprietários rurais para que mantenham as porteiras abertas, o que é fundamental para o êxito do censo. Felix informou que a próxima medição deverá ocorrer na segunda semana de maio.