Mais de 200 famílias dos bairros Jutaí, Santarenzinho, Amparo e Maracanã recebem títulos de terra

Mais de 200 famílias moradoras dos bairros Jutaí, Santarenzinho, Amparo e Maracanã, em Santarém, oeste do Pará, foram contempladas com título definitivo de terras por meio do Reurb – Programada de Regularização Fundiária, em parceria com a Associação de Bancos.

A entrega de 206 títulos foi realizada no último dia 4, durante evento realizado pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) de Santarém, que contou com a participação do prefeito Zé Maria Tapajós MDB), vice-prefeito Carlos Martins (PT), vereadores, delegados do Creci em Santarém e lideranças comunitárias. Durante o evento, foram realizadas 72 matrículas de imóveis para famílias do bairro Nova Vitória.

O evento foi realizado na Escola Municipal Ubaldo Corrêa e integrou a programação oficial de aniversário de 364 anos da cidade de Santarém. O momento foi marcado por emoção e sentimento de conquista entre os beneficiários.

Para o presidente do bairro Nova Vitória, Carlos Pinto, o sentimento é de gratidão e alívio. “Esperamos por esse documento por muitos anos. A gente se sente mais seguro, mais valorizado”, destacou.

O vice-prefeito, Carlos Martins destacou o avanço da política de habitação no município. “A regularização fundiária é um compromisso de gestão. Cada título entregue é um passo firme na construção de uma cidade mais justa e legalizada para todos”, disse.

O prefeito Zé Maria Tapajós ressaltou a importância do Reurb como instrumento de inclusão social e urbana. “Estamos garantindo que centenas de famílias tenham, pela primeira vez, um documento que comprove que o imóvel onde moram é realmente delas. Isso significa mais segurança, mais dignidade e mais oportunidades de acessar crédito, reformar e investir em seus lares”, enfatizou o Prefeito.

Sobre o Reurb

 

O Reurb é uma política pública que tem como objetivo a regularização de áreas urbanas, promovendo o acesso à propriedade formal e à cidadania. A meta da gestão municipal é ampliar o programa, alcançando novos bairros e garantindo mais inclusão fundiária.

Segundo o Programa Reurb, Santarém possui cerca de 110 mil unidades imobiliárias. No entanto, aproximadamente 80% desses imóveis ainda não possuem título definitivo.

fonte:

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2025/07/07/mais-de-200-familias-dos-bairros-jutai-santarenzinho-amparo-e-maracana-recebem-titulos-de-terra.ghtml