A Prefeitura Municipal de Iguatama – Mg deu o pontapé inicial para o início dos trabalhos de regularização fundiária no município. Em reunião com a equipe da G.i Geotecnologia o Prefeito Lucas Vieira definiu os últimos detalhes para o início dos trabalhos.
A regularização é um instrumento social e econômico que permite a valorização dos imóveis, com benefícios para todos os envolvidos. Para os proprietários, aumenta o acesso a crédito bancário e estimula o desenvolvimento da região – com mais investimentos públicos na área regularizada. Para os municípios, há o crescimento do mercado imobiliário e comercial, além de um incremento na arrecadação tributária.
Acima de tudo, promover a Reurb é uma oportunidade para assegurar moradia digna às pessoas.
A cada 10 anos, os poderes públicos, juntamente com a sociedade civil organizada se reúnem para a revisão do Plano Diretor de Tupaciguara, que traça as diretrizes e estratégias para o desenvolvimento e melhor uso e ocupação do território municipal e criações de políticas públicas que buscam conciliar desenvolvimento social e econômico com sustentabilidade ambiental, visando sempre a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Para isso a Prefeitura Municipal convi
da a todos para o Workshop “Plano Diretor Tupaciguara 2023”, que acontecerá no auditório da Prefeitura Municipal, no dia 16/05, a partir das 8:30h.
Na última segunda, 24, a Câmara Municipal de Monte Alegre de Minas ficou lotada com a presença do povo e autoridades para a reunião com a finalidade de regularização dos imóveis (lotes e casas), que não têm registro e nem escritura.
O prefeito Dr. Último Bitencourt de Freitas, discorreu sobre o assunto dizendo: “que esse é realmente um importante e histórico momento para a cidade de Monte Alegre, pois através de lei/resolução criada em torno de 5 anos, a qual dá oportunidade às pessoas que não têm a escritura de seu imóvel; poderão regularizá-lo, oficializando assim, sua propriedade. Haja vista que Monte Alegre tem mais de 2 mil imóveis que não têm escritura. Destaque para os bairros populosos como o Flamenguinho, com mais de 400 imóveis irregulares e também o distrito dos Garcia, na zona rural. Todos terão o acompanhamento de uma especializada empresa, que em um período de 6 a 7 meses os trabalhos estarão concluídos.”
a Prefeitura de Uberlândia esta realizando a atualizado de sua base cadastral. Para este serviço a Prefeitura contratou a empresa G.i Geotecnologia que esta fazendo a coleta das informações por meio de Aerolevantamento e Mapeamento móvel terrestre.
A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio de sua Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, está realizando o trabalho de Mapeamento Fotográfico Frontal Georeferenciado em vias transitáveis, contemplando todo o perímetro urbano do município. O trabalho está sendo feito em parceria com a empresa G.i Geotecnologia, Sistemas e Aerolevantamentos LTDA, do dia 18 a 30 de abril.
O mapeamento de forma aérea já foi realizado em Valparaíso, agora está sendo feito a parte dianteira por um veículo automotor, um JEEP RENEGADE (cor cinza). A meta do mapeamento é a coleta de dados para implantação de sistema de informações geográficas, por meio de atualização de dados cartográficos.
Para que a equipe de Georeferenciado tenha acesso aos condomínios fechados, a Secretaria de Finanças e Planejamento conta com a cooperação de Síndicos ou Responsáveis que tenham controle de acesso das áreas residenciais, comunicando a presença do veículo aos moradores e da importância da atividade. A ação é essencial para assegurar qualidade de vida e um futuro muito mais promissor ao município.
Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso de Goiás
O prefeito Doutor Daniel Santos e o secretário de Gestão Fazendária, Ducival Júnior, apresentaram na Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (Segef), o carro que irá realizar o mapeamento de todo o território de Ananindeua, algo semelhante ao que é praticado com Google Street View. O projeto, idealizado desde o ano passado, já está sendo executado e os primeiros registros de imagens da cidade começaram a ser feitos pelo bairro Centro. Na prática, esse mapeamento funciona por meio de um veículo é equipado com uma super câmera, com alcance de 360º, que, durante o trajeto, realizam inúmeras fotografias de ruas e avenidas, e pertencente à empresa Geotecnologia Inteligente, contratada para a execução dos serviços.
“Estamos trabalhando para fazer toda a planta genérica do município de Ananindeua. Começamos realizando todo levantamento aéreo, por meio de uma filmagem por avião de toda cidade e, agora o carro de mapeamento estará percorrendo as ruas de Ananindeua podendo tirar fotos de imóveis para que, ao final disso, a gente tenha a planta de toda cidade”, disse o prefeito.
Para o secretário de Gestão Fazendária, Ducival Júnior, “o mapeamento móvel terrestre hoje iniciado é uma etapa complementar para finalização do georreferenciamento e da planta da cidade, instrumentos indispensáveis para o melhor planejamento das políticas publicas municipais”.
Nessa primeira etapa de mapeamento móvel, a previsão é de que os trabalhos durem em torno de dois meses, mas o prazo pode ser estendido levando em consideração que os equipamentos não funcionam em dias de chuva.